Cadastrar Site no Google, Yahoo e Bing

by Mauricio Fabijam · 58 comments

in Buscadores

Quem tem um site  quer coloca-lo nos buscadores e assim conseguir mais visitas vindas através dos mecanismos de pesquisa. Aqui você saber a como cadastrar um site no Google, Yahoo e Bing.

Cadastrar site no Google

Primeira opção

Google Adicionar URL 2.jpg

O Google, a maioria das pessoas não sabe, tem três páginas diferentes para informar um novo site; veremos primeiro a menos conhecida.  Na pagina Adicionar URL você pode colocar a URL do seu site ou blog, sem cadastro ou seja mesmo sem ter uma conta Google. no primeiro campo e no campo inferior você pode colocar comentários descritivos da sua página ( embora não seja obrigatório ) se preencher esse campo, seja sucinto; agora clique em “Adicionar URL” e esta feito. Como deve ter percebido essa página também serve para remover conteúdos do Google caso deseje.

Segunda opção

Visite essa pagina do Google Rastrear URL,  coloque a URL do seu site no campo URL e em seguida preencha o captcha com as letras que aparecem; feito isso clique em “enviar pedido” e pronto você acabou de colocar seu site no Google.

 Cadastrar site no Google.jpg

Claro que todos que fazem isso pela primeira vez querem na verdade que seu site apareça logo nas pesquisas e assim com a divulgação grátis no Google e outros buscadores recebam milhares de visitas.

Infelizmente como você deve ter lido o próprio Google adverte que a coisa não é bem assim. Veja o texto da pagina que acabou de utilizar:

“O Google adiciona novos sites ao nosso índice e atualiza os sites existentes toda vez que rastreia a web. Se você tiver um novo URL, nos informe sobre isso aqui. Não adicionamos todos os URLs enviados ao nosso índice nem podemos prever ou garantir quando ou se os URLs enviados aparecerão em nosso índice.”

Como pode ver nem o próprio Google garante que após ter submetido a URL da sua página isso fará com que seja indexada; ou seja apareça nas pesquisas. E o mesmo vale para os demais buscadores.

Mas não se preocupe pois na maioria das vezes esse processo é suficiente para a indexação.

Terceira opção

E finalmente, caso deseje pode incluir o seu blog na pesquisa de blogs Google. Basta digita a URL do seu blog ou o endereço feed.

Inclua seu blog na pesquisa de blogs Google.jpg

Cadastrar site no Bing

Bing ferramentas para Webmasters.jpg

Agora veremos o mesmo processo com relação ao Bing, para isso visite o Bing ToolBox ou Submit Site Page, como já deve notar logo no primeiro paragrafo o texto sugere que você faça o processo através do Bing Ferramentas para Webmaster, como esse não é o objetivo dessa postagem mostraremos apenas a forma simplificada de submissão da URL; mas acompanhe o DivulgarSites.org pois em breve escreveremos um amplo tutorial sobre essa ferramenta do Bing.

Bing Submição de URL.jpg

Baixando um pouco a página tem o campo do anti-span captcha,  coloque as letras que aparecem na imagem e em seguida no outro campo você deve inserir a URL do seu site com o “http://” e clicar em “Enviar URL”. E pronto seu site foi colocado no buscador Bing.

Cadastrar site no Yahoo

Yahoo Site Explorer.jpg

 Agora vamos ver como colocar sua página no Yahoo.Para isso visite esse link do Yahoo Site Explorer.

Submit your Website.jpg

Como pode ver na figura existem duas opções disponíveis, que ao serem clicadas irão expandir e aparecera o campo para submissão;  “Submit a Website or Webpage” e “Submit a Site Feed” se você já tem um feed configurado aproveite e informe ele também, o que será ótimo pois o feed é rastreável com muita facilidade pelos buscadores, se ainda não tem ainda um feed informe apenas a URL da sua pagina conforme indicado com o “http://” então clique no botão Submit URL e esta feito o Yahoo ira indexar sua pagina.

Submit Site Feed.jpg

Se não informou o seu feed, não deixe de faze-lo depois, sugiro enfaticamente que crie uma conta no FeedBurner primeiro então submeta o endereço do seu FeedBurner no Yahoo.

Claro que não se perde nem cinco minutos no processo de informar a URL e como pode notar no Yahoo Site Explorer existem outras opções interessantes a serem utilizadas nessa excelente ferramenta.

Mas não se preocupe pois na maioria das vezes esse processo é suficiente para a indexação. Informar os buscadores da existência de uma pagina nova é uma tarefa básica e rápida e portanto que não nos custa nada.

A melhor maneira para indexar nos buscadores é receber link externos e você pode facilmente receber seus primeiros links externos cadastrando em diretórios de sites; isso dará a sua pagina uma maior relevância do que simplesmente informando a URL dela.

Espero que esse texto tenha sido útil, fique a vontade para deixar o seu comentário ou duvida.

{ 58 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Next post: