Cadastrar Site no Google, Yahoo e Bing

by Mauricio Fabijam · 58 comments

in Buscadores

Quem tem um site  quer coloca-lo nos buscadores e assim conseguir mais visitas vindas através dos mecanismos de pesquisa. Aqui você saber a como cadastrar um site no Google, Yahoo e Bing.

Cadastrar site no Google

Primeira opção

Google Adicionar URL 2.jpg

O Google, a maioria das pessoas não sabe, tem três páginas diferentes para informar um novo site; veremos primeiro a menos conhecida.  Na pagina Adicionar URL você pode colocar a URL do seu site ou blog, sem cadastro ou seja mesmo sem ter uma conta Google. no primeiro campo e no campo inferior você pode colocar comentários descritivos da sua página ( embora não seja obrigatório ) se preencher esse campo, seja sucinto; agora clique em “Adicionar URL” e esta feito. Como deve ter percebido essa página também serve para remover conteúdos do Google caso deseje.

Segunda opção

Visite essa pagina do Google Rastrear URL,  coloque a URL do seu site no campo URL e em seguida preencha o captcha com as letras que aparecem; feito isso clique em “enviar pedido” e pronto você acabou de colocar seu site no Google.

 Cadastrar site no Google.jpg

Claro que todos que fazem isso pela primeira vez querem na verdade que seu site apareça logo nas pesquisas e assim com a divulgação grátis no Google e outros buscadores recebam milhares de visitas.

Infelizmente como você deve ter lido o próprio Google adverte que a coisa não é bem assim. Veja o texto da pagina que acabou de utilizar:

“O Google adiciona novos sites ao nosso índice e atualiza os sites existentes toda vez que rastreia a web. Se você tiver um novo URL, nos informe sobre isso aqui. Não adicionamos todos os URLs enviados ao nosso índice nem podemos prever ou garantir quando ou se os URLs enviados aparecerão em nosso índice.”

Como pode ver nem o próprio Google garante que após ter submetido a URL da sua página isso fará com que seja indexada; ou seja apareça nas pesquisas. E o mesmo vale para os demais buscadores.

Mas não se preocupe pois na maioria das vezes esse processo é suficiente para a indexação.

Terceira opção

E finalmente, caso deseje pode incluir o seu blog na pesquisa de blogs Google. Basta digita a URL do seu blog ou o endereço feed.

Inclua seu blog na pesquisa de blogs Google.jpg

Cadastrar site no Bing

Bing ferramentas para Webmasters.jpg

Agora veremos o mesmo processo com relação ao Bing, para isso visite o Bing ToolBox ou Submit Site Page, como já deve notar logo no primeiro paragrafo o texto sugere que você faça o processo através do Bing Ferramentas para Webmaster, como esse não é o objetivo dessa postagem mostraremos apenas a forma simplificada de submissão da URL; mas acompanhe o DivulgarSites.org pois em breve escreveremos um amplo tutorial sobre essa ferramenta do Bing.

Bing Submição de URL.jpg

Baixando um pouco a página tem o campo do anti-span captcha,  coloque as letras que aparecem na imagem e em seguida no outro campo você deve inserir a URL do seu site com o “http://” e clicar em “Enviar URL”. E pronto seu site foi colocado no buscador Bing.

Cadastrar site no Yahoo

Yahoo Site Explorer.jpg

 Agora vamos ver como colocar sua página no Yahoo.Para isso visite esse link do Yahoo Site Explorer.

Submit your Website.jpg

Como pode ver na figura existem duas opções disponíveis, que ao serem clicadas irão expandir e aparecera o campo para submissão;  “Submit a Website or Webpage” e “Submit a Site Feed” se você já tem um feed configurado aproveite e informe ele também, o que será ótimo pois o feed é rastreável com muita facilidade pelos buscadores, se ainda não tem ainda um feed informe apenas a URL da sua pagina conforme indicado com o “http://” então clique no botão Submit URL e esta feito o Yahoo ira indexar sua pagina.

Submit Site Feed.jpg

Se não informou o seu feed, não deixe de faze-lo depois, sugiro enfaticamente que crie uma conta no FeedBurner primeiro então submeta o endereço do seu FeedBurner no Yahoo.

Claro que não se perde nem cinco minutos no processo de informar a URL e como pode notar no Yahoo Site Explorer existem outras opções interessantes a serem utilizadas nessa excelente ferramenta.

Mas não se preocupe pois na maioria das vezes esse processo é suficiente para a indexação. Informar os buscadores da existência de uma pagina nova é uma tarefa básica e rápida e portanto que não nos custa nada.

A melhor maneira para indexar nos buscadores é receber link externos e você pode facilmente receber seus primeiros links externos cadastrando em diretórios de sites; isso dará a sua pagina uma maior relevância do que simplesmente informando a URL dela.

Espero que esse texto tenha sido útil, fique a vontade para deixar o seu comentário ou duvida.

{ 58 comments… read them below or add one }

1 benny

Muito bom as dicas mais o site do yahoo não está funcionando!!

Responder

2 Lisandra Melo

Muito obrigada: As informações foram úteis e simples de fazer enquanto lia ia fazendo. Sucesso!

Responder

3 paulo

Boas dicas, mas pessoalmente eu prefiro criar um link na home page de um site ja existente apontando para o novo site, os buscadores vao seguir o link a adicionar o site no sistema. att

Responder

4 Imperial Bebidas Importadas

Bom !!!

Responder

5 valter mendes

Caro amigos o meu site não esta sendo verificado pela webmaster, sera que alguém poderia me dar uma mão ou uma dica de como eu faço.

Responder

6 joao eudes

o yahoo não estar cadastrando site e nem blog. ele ta em manutenção.

Responder

7 Pedro Henri

Muito bom irei praticar o aprendido aqui , um abraço !

Responder

8 Alex Ridigues

Irei praticar o que aprendi aqui , obrigado

Responder

9 Kit Dieta dos Famosos

Parabens amigos pelas informações desse site.

Responder

10 Pimenta

Ótimo tutorial, mas o link do yahoo para que mudou, não consegui entrar, no entanto cadastrei nos outros dois.
Obrigado.

Responder

11 Pimenta

*parece

Responder

12 iran

Reuniu ótimas opções de buscadores para cadastrar o site ou blog.Vai ajudar bastante o pessoal!

Responder

13 Robson Luís

Antes não sabia nada sobre quais e como cadastrar meu site nos buscadores da internet mas, esse artigo resolveu os meus problemas.
Essas informações foram muito útil para mim.

Responder

14 Renato

Estou indicando esse site para meus amigos, tem um conteúdo muito bom mesmo.

Responder

15 Mauricio Fabijam

Obrigado pela indicação.

Responder

16 Renato

Estou fazendo cadastro em sites automáticos, será que da resultado?

Responder

17 Mauricio Fabijam

Olá Renato, isso não é o mais indicado; e é até mesmo considerado GreyHat, de qualquer forma é uma prática “velha escola”.
Mesmo assim, com sorte não lhe tara prejuízos, apenas não repita isso.
O próprio cadastro manual já é na maior parte dos casos totalmente desnecessário, sendo o mais adequado o envio do site para console de webmasters dos buscadores, veja http://www.divulgarsites.org/ferramentas-webmasters-google/.

Obrigado pelo comentário
Um abraço

Responder

18 Danielle

Estou tentando de tudo mas o page rank não sai do 1

Responder

19 Danielle

Queria muito aumentar o pagerank do meu site.

Responder

20 Bruno

Estou tentando aumentar meu pagerank, vou continuar trabalhando.

Responder

21 Danielle

site muito bom.

Responder

22 Danielle

Achei essas dicas muito boas vou recomendar.

Responder

23 Edson

O endereço do yahoo não está funcionando, pelo menos comigo está aparecendo o erro:
Domain Header not specified
Quando o problema for resolvido pode por favor me contactar por e-mail?

Responder

24 jean carlos

gostei muito do seu artigo parabens

Responder

25 MARCOS

BOM, POSTE…
VALEU PELA DICA

http://WWW.NEWSINTANTANEAS.BLOGSPOT.COM

Responder

26 vinicius

Bom dia amigo.

Suas dicas foram ótimas! Sou bem leigo se tratando desses assuntos e fiquei com algumas duvidas: oque seria feed e sitemap? tem algum outro caminho para cadastrar a url no yahoo pois aquele endereço esta aparecendo invalido.
Obrigado pelas dicas, forte abs.

Responder

27 Mauricio Fabijam

Ola, Vinicius…

Respondendo suas duvidas, o feed é um sistemas nativo de todos os blogs ( mas que também existe em CMS voltados para lojas virtuais mais complexas ) comumente o webmaster cadastra no serviço FeedBurner do Google; esse é bem mais sofisticado que o feed nativo então o feed nativo é redirecionado para o FeedBurnner.
Mas o que é Feed? É um sistema que permite aos assinantes acompanharem as atualizações de um site sem ter de visita-lo. Uma das coisas que o FeedBurnner faz é “pingar” a “internet” sempre que tem um novo conteúdo no blog ou site cadastrado. Esse ping faz com que os robôs dos buscadores visitem o site para conferir a atualização.
Quanto ao SiteMap é um mapa do site em formato XML ( geralmente ); feito para os buscadores.
No caso do seu site que foi feito com um construtor de sites e tem poucos produtos e páginas ele não é inecessário. Caso no futuro você tenha que acrescentar vários produtos e páginas novas frequentemente então seu site terá de ser feito em outra plataforma ( Magento, Drupal ou mesmo WordPress ) e terá de ter um SiteMap.
Quanto ao Yahoo, eu tenho de atualizar esse artigo, pois o buscador do Yahoo é atualmente provido pele Bing. Então cadastrando no Bing, estamos cadastrando também no Yahoo.
Sugiro também que leia esse artigo; http://www.divulgarsites.org/diretorios-blogs-sites/ e faça o cadastro do seu site nos diretórios.

Obrigado pelo comentário um abraço.

Responder

28 sena

gostei das dicas. Valeu

Responder

29 Leonardo

Excelentes dicas.

Responder

30 Marcia

Informações boas demais, vou indicar o site.

Responder

31 Marcia

Adorei o site e vou indicar, as informações são muito válidas.

Responder

32 Daniete Martins

Adorei ótimas dicas…

Responder

33 Vande

Valeu pela dica.

Responder

34 Marcia

Muito interessante as informações, adorei e recomendo.

Responder

35 Flor

Esta publicação foi muito útil, obrigda pela ajuda, tenho tido bons resultados em meu site.

Responder

36 Nilza

Olá, gostaria de informações sobre o xml do sitemap, qual a importância de inserir estas informações no site, pois tenho dúvidas, de como proceder.
Obrigada!!

Responder

37 Paula Cristina Lobato da Silva

tomara q agora de certo

Responder

38 Paula Cristina Lobato da Silva

espero atravez desses motores de busca poder divulgar meu site,podendo assim ter um trafego grande na divulgacao do site.

Desde ja muito obtigada

Responder

39 Ricardo Junior

Muito preciosas duas dicas me ajudou em dúvidas que precisava. Grato e muito sucesso

Responder

40 Fabio junior

Valeu mesmo pelas dicas que encontrei aqui no divulgarsites.org, foram muito úteis para mim, que estou começando agora. obrigado.

Responder

41 Fernando

Olá, Maurício, como você disse que gosta de música clássica, tenho
04 coletâneo de:
Clássicos de todos os tempos
03 cds Antonio Vivaldi
03 cds Beethoven
03 cds Mozart
03 cds Johann Sebastian Bach
Se você interressar posso te enviar fotos,, são coletâneas Reader’s Digest
e parabens pelo suas dicas,

Responder

42 tonyrson

legal mesmo sempre esqueço de fazer isso com meus blogs quando mudo de endereço eles caem as visitas mês a mês ai achei vc legal mesmo um abraço

Responder

43 Jéssica

Excelente post, conteudo bem claro.Só tenho uma dúvida. Não consegui inserir o site no yahoo a pagina esta muito diferente e gostaria de saber tb se so a URL basta ou é necessario inserir o sitemap também? Obrigada!

Responder

44 Anunciarbr.net

Está ai, uma grande dica.

É bom expor isso aos Leigos, é por aí que as pessoas começam a desvendar a arte de anunciar e conseguir vender.

Responder

45 Natural Saldável

Ajudou bastante!!! Só não consegui add minha pagina no yahoo, msm assim valeu a dica.

Responder

46 Ailton Pereira

Valiosíssima dica caro Maurício, eu estava procurando exatamente isto e encontrei no seu site. Tenho um blog a poucos meses e estou otimizando passo a passo com dicas de caras como você fica bem mais fácil.
Sucesso!

Responder

47 Tem Sabor Kids

muito bom, parabens!!

Responder

48 Vivian

Bem legal, adorei as dicas.
Bjos

Responder

49 No Link

Valeu mesmo cara…

Responder

50 leonardo

Muito bom mesmo. Vlew.

Responder

51 Mauricio Fabijam

Obrigado, Leonardo…

Que bom que gostou.

Um abraço.

Responder

52 victor

esse site e muito massa

Responder

53 Mauricio Fabijam

Obrigado, Victor,
Espero que visite sempre.

Um abraço

Responder

54 Gilson

ola tenho uma loja virtual e queria umas dicas para divulga-la

abralos

Responder

55 Nestor - Seguran&cce

Essas dicas fazem todo a diferença na vida de um novo "blogueiro". Muita gente monta um blog por acaso como (aconteceu comigo) e depois fica perdido, e nessa hora um conteúdo como esses nos salva…

Responder

56 Mauricio Fabijam

Que bom que foi útil para você Nestor, aqui no DivulgarSites.org publicarei muito mais dicas para que não se sinta "perdido". Obrigado pelo comentário.

Responder

57 Bruno

muito bom esse site, vou recomendar!

Responder

58 Bruno

Queria saber se aqui alguém faz torca de links?

Responder

Leave a Comment

Next post: