Ferramentas para Webmasters Google – envie seu site

by Mauricio Fabijam · 22 comments

in Ferramentas

Enviar e verificar um blog ou site no Ferramentas para Webmasters Google ou Google Webmasters Tools é uma tarefa básica e simples, nesse tutorial veremos como fazer esse envio e verificação. Mas muitos webmaster relevam essa tarefa, que pode até auxiliar com que consigamos melhores posicionamentos nas pesquisas e também mais visitas vindas do Google.

Já tínhamos visto antes como cadastrar um blog ou site no Google, então se você já tinha realizado esse procedimento seu blog ou site já esta no Ferramentas para Webmasters Google; também é bem provável que o próprio Google já tenha reconhecido seu blog e que pertence a você e seja de que maneira for só é preciso confirmar a propriedade do site para o Google Webmaster Tools.

Primeiramente visite a página inicial do GWT e faça login com a sua conta Google – se você ainda não tem uma conta Google veja como fazer uma.

Cadastrar site no Ferramentas para Webmasters Google

Se você acabou de criar o seu blog e o Google ainda não teve tempo de perceber a existência dele ao acessar a página inicial do Google Webmasters  Tools ira aparecer um página com esse esse vídeo.

Verificar o seu blog ou site no Ferramentas para Webmasters Google

Agora observe que abaixo do vídeo existe uma caixa para que seja inserida a URL do seu site e clique no botão “Adicionar um site“, como na imagem abaixo.

 

Ferramentas para webmasters - Página inicial-Adicionar um site

Se você adicionou corretamente a URL do seu blog ( não esquecendo o “http://” ), então será direcionado para página de opções de verificação de propriedade do site.

Abaixo de “Confirme sua propriedade de http://www.seusite.com/”  clique na aba a direita “Métodos alternativos”, e para prosseguir com a verificação para o Ferramentas para Webmasters Google  iremos escolher a opção Google Analytcs, se ainda não tem o Google Analytics no seu site leia esse tutorial, conforme a imagem que segue, clique em “Salvar” em seguida. .

Ferramentas para webmasters - Verificar titularidade - Google Analytics

Vincular o seu site com o Google Analytics

Se o seu blog  já aparece no Ferramentas para Webmasters Google, como no caso você tenha um blog no Blogger – BlogSpot ou um sites no Google Sites ou tenha um perfil no Google + ( Google plus ); é provável que esse blog ou site já esteja no Google Webmasters Tools; mais ainda assim você deve vincular esse site ou blog ao Google Analytics.

Ferramentas para webmasters - Página inicial-Propriedade do Google Analytics

Para vincular o seu site ao GA clique no menu “Gerenciar site” e escolha ” Propriedade do Google Analytics”, como a imagem acima mostra.

Feito isso , na página que ira aparecer deixe marcada a opção de vincular as contas e clique em “Salvar”; como na imagem que segue.

Vincular Google Analytics e Ferramentas para Webmasters Google

Essa vinculação é importante para acompanhar com maior exatidão direto no Google Analytics dados que normalmente são acompanhados apenas pelo Google Webmasters Tools; como por exemplo as  palavras-chave  ( queries – keywords ) utilizadas pelos visitantes que visitam nosso site a partir do Google.

Feito isso, volte apara página inicial do GWT ( é só clicar no logo da Google no alto da página ) e em seguida clique em “Preferências”; nessa etapa vamos definir as  preferencias de comunicações e avisos do Ferramentas para Webmasters com você. Em “idioma da mensagem” escolha Português ( Brasil ), em seguida e logo abaixo em  ” Notificações por e-mail”, deixe a caixa  ”Ativar notificações por e-mail” e em “Tipo” selecione “Todos os problemas”. Por fim defina seu e-mail para notificações e clique em “Salvar.

Ferramentas para webmasters - Preferências - http   fazerblogger-exemplo.blogspot.com -Preferências ( PNG )

 Agora vamos retornar para página inicial do Google Webmasters Tools e clique na URL do seu site, como na imagem exibida abaixo:

Ferramentas para webmasters - Página inicial - http   fazerblogger-exemplo.blogspot.com - Configurações

Depois disso no menu no lado esquerdo clique em “Configuração” e  então em “Configurações”; agora  faremos as configurações de “País de destino” deixe habilitada a caixa de opção “Segmentar usuários em” e escolha “Brasil”, em “Domínio de preferência” não exibira nenhuma opção caso você não possua um domínio próprio ( por exemplo – seublog.blogspot.com ) e então em “Taxa de rastreamento” não altere nada e permita que o Google decida a melhor taxa para o seu site. feito essas configurações clique em “Salvar”.

Ferramentas para webmasters - Configurações - http   fazerblogger-exemplo.blogspot.com -Configurando

Definindo o “Domínio de sua preferência” para domínio próprio

Se você utiliza um domínio próprio deve definir o seu domínio de preferência; ou seja se o seu domínio sera exibido com ou sem o “www” nos resultados de buscas no google.

Se já possui o seu domínio próprio e o seu blog ou site criado com WordPress ou Blogger ( blogspot ) ou seja qual plataforma for na hora de criar o seu blog. Então aqui nessa opção do GWT  você deve definir da mesma forma como esta configurado o seu domínio para o seu blog; ou seja se o seu domínio estiver definido como “seublog.com”, escolha sem o “www” se estiver definido como “www.seublog.com”, então escolha com o “www”.

Qual é melhor? Na verdade é realmente uma opção totalmente pessoal e seja qual for a opção escolhida seu blog ou site poderá ser acessado a partir das duas versões ( com e sem o “www” ). eu particularmente prefiro optar pela versão com o “www” por ser dessa forma que a maior parte dos nossos visitantes estão acostumados com um endereço de site. Só não escolha a opção “Não definir um domínio de preferencia” pois nesse caso fica um pouco confuso para o Google determinar que domínio considera como preferencial. Depois de marcado o seu domínio de preferência, clique em “Salvar” como exibido na imagem anterior.

Ferramentas para webmasters - Configurações - Domínio de sua preferência

Se você ainda ficou em duvida com relação ao que acontece quando você escolhe a versão com ou sem o “www”, leia o que o próprio Google diz a respeito.

“Ao nos informar qual é o nome do domínio de sua preferência, usaremos essa informação para todos os rastreamentos futuros do site e para as atualizações de indexação. Por exemplo, se você especificar o domínio de sua preferência como http://www.example.com e nós encontrarmos um link para o seu site que esteja formatado como http://example.com, seguimos esse link como http://www.example.com. Além disso, levaremos sua preferência em consideração ao exibir os URLs. Se você não especificar um domínio de preferência, poderemos considerar as versões do domínio www e não www como referências separadas para páginas distintas.”

Como saber se o seu blog ou site tem um Malware

Recentemente uma webmaster amiga minha me disse que teve o seu site contaminado com Malware. Eu perguntei para ela se ela não tinha recebido aviso de Malware do Ferramentas para Webmasters Google e ela disse que não. E infelizmente, assim como ela esse é um recurso essencial e que muitos webmasters desconhecem.

Vejamos como verificar se o nosso blog esta infectado com Malware. No menu a esquerda no GWT clique agora em “Integridade” e depois clique em “Malware”. Se o aviso que aparecer for algo como o texto ” O Google não detectou nenhum Malware nesse site”; então esta tudo bem.

Lembre-se que se seguiu as configurações ensinadas  no inicio desse artigo em “Preferências”  você ira receber avisos ( do próprio Google ) caso existam problemas no seu site ou blog e inclusive se for um problema de Malware.

Ferramentas para webmasters - Malware - http   fazerblogger-exemplo.blogspot.com -Aviso de Malware

Então agora já pode verificar o seu site no Ferramentas para Webmasters Google e acompanhar a seu desempenho  Quer ficar sempre a par das novidades e de tutoriais como esse então aproveite para assinar a newsletter do DivulgarSites.org.

E se gostou dessa postagem de um Google + e compartilhe.

Naturalmente se tem alguma duvida ou algo a acrescentar deixe seu comentário que é bem vindo.

 

{ 22 comments… read them below or add one }

1 Rafael Lacerda

Excelente artigo! Parabéns!

Responder

2 Rodrigo

Estou com um problema, criei um blog a mais ou menos 2 meses e não consigo encontra-lo nas pesquisas do google. Já fiz toda aquela parte de enviar a url, verificar prioridade e enviar sitemap para o google e até agora nada, se puder ajudar agradeço.

Responder

3 Luciana Ganev

Adorei o artigo, muito esclarecedor, tive dificuldades em fazer todo esse processo no início, é sempre muito bom encontrar posts que nos auxiliam a monitorar a saúde do nosso blog ou site! Parabéns!

Responder

4 welington

Ola já coloquei meu site nesse webmaster mas não estou visualizando resultados em fluxo de visitantes, você teria alguma dica para mim, fico no aguardo.

Responder

5 Marcelo Nobre

Bom Post…. Parabéns.

Responder

6 Marcos

Olá Mauricio

O Bing tem uma ferramenta parecida você já chegou a usa-la.

um abraço

Responder

7 welington amorim

fiz todo o procedimento no webmaster agora vou esperar resultados de tráfego em meu blog, bem legais as suas postagens abraços.

Responder

8 José

Excelente Artigo Parabéns pelo trabalho, e obrigado pela Informação.

Responder

9 Joel

Fala Mauricio, tenho uma dúvida, como faço para verificar o acesso de cada post que faço? Percebi que o Google analisa como um todo, mas parece que não está contanto o acesso aos posts que estou fazendo, tem como ver isso no Google Analystics? O acesso a cada post?

Abraços

Joel

Responder

10 parcerialink

olá Mauricio Fabijam boa tarde pois achei muito interessante seus conteúdo de forma clara e direta então resolvi lhe propor uma parceria de banner para divulgar seus melhores link.
Vale sempre lembrar que Blogs não são concorrência, é um cooperatismo entre eles e uma PARCERIAS é Útil e Vantajoso para Todos !

Responder

11 edvaldo

para divulgar o meu blog no webmaster google é gratis ou tem que pagar alguma coisa?

Responder

12 Rafael

User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:

User-agent: *
Disallow: /search
Allow: /

Sitemap: http://torrentcego.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=UPDATED

Responder

13 Rafael

Cara me ajuda eu bloquei minha url sem quere agora o google ñ indexa mas minhas paginas oq eu fasso AJUDA Por favor

Responder

14 Rafael

Cara me ajuda eu bloquei minha url sem quere agora o google ñ indexa mas minhas paginas oq eu fasso AJUDA

Responder

15 Ana Silva

Muito legal seu artigo Mauricio. O passo a passo esta fácil de seguir e não tem como ter dúvidas. É claro que havendo dúvidas você esta aqui para nos socorrer kkkk brincadeira amigo.
Bom trabalho. Digo isso por que as vezes monto apostilas e eu sei o trabalho que dá.
Um abraço amigo, parabéns por seu artigo.

Responder

16 Mauricio Fabijam

Olá Ana…
Que bom que achou fácil de seguir o passo a passo, é intenção é justamente essa; ser fácil. E sim, você esta certa, no caso de duvidas estou mesmo aqui para socorrer. Quanto ao trabalho que dá eu considero que se vamos ter o trabalho de qualquer jeito, então o melhor é fazer bem feito.
Obrigado pelo comentário.

Um abraço

Responder

17 Asantix

Olá Mauricio. Embora o texto esteja bem explicado,gostaria de saber como adicionas,cadastras e verificas uma página do youtube, no Google Webmaster? Eu já dei voltas e mais voltas e não consigo,inclusive já coloquei esta questão nos vários grupos da Google e nunca obtive resposta. A dificuldade prende-se na colocação da chave mestra no html da página.
Tens o passo mágico?
Obrigado e um abraço.

Responder

18 Mauricio Fabijam

Olá Assantix…
No caso do YouTube não existe como vincula-lo, ou seja confirmar a propriedade do site pois você e nem ninguém que tenha um canal no YouTube é dono.
Essa verificação é de propriedade do site e só pode ser feita pelo proprietário pleno de um site ou seu administrador.
No caso de videos do YouTube o melhor a fazer é posta-los em um blog de sua propriedade e esse sim pode ter a propriedade verificada.
Espero ter respondido sua duvida.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço

Responder

19 Asantix

Olá Maurício,sim respondeste e era com isso que contava.Mas não deixa de ser uma falácia da Google quando me pedem para verificar o minha página do Youtube.
Obrigado e um abraço

Responder

20 Mauricio Fabijam

Olá Asantix,
Mas você já analisou a possibilidade de postar os videos do seu canal no YouTube que você que confirmar no GWT em um blog seu; que inclusive poderia então ser melhor monetizado, no seu blog e no YouTube.
Obrigado pelo comentário
Um abraço

Responder

21 Asantix

Mauricio,essa opção nunca experimentei porque,para além de só ficar a saber nesta tua resposta,não sei como fazer isso.Podes ajudar-Nos nesse tema?Talvez por um artigo o possas fazer.Parece-me ser uma ideia interessante.Fico a aguardar.

Obrigado pelo interesse demonstrado no meu comentário.
Abraço

Responder

22 Mauricio Fabijam

Olá Assantix,
Sim posso ajuda-lo vou entrar em contato por e-mail.
Uma braço

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: