Sitemap WordPress – Como fazer com o plugin Google XMl Sitemap Generator

by Mauricio Fabijam · 31 comments

in SEO

Compartilhe
Nesse tutorial veremos como criar um sitemap WordPress com o plugin Google XML Sitemap WordPress, que além de fazer um sitemap wordpress segmentado, também envia o sitemap para o Google e Bing.

O que é um Sitemap?

Sitemap é uma listagem das URL’s do seu site em formato XML como metadados sobre o conteúdo das postagens  e ultima atualização.

Os Sitemaps facilitam a indexação dos nossos blogs pelos buscadores, então naturalmente que submeter um sitemap dos nossos sites aos buscadores é uma otimização básica em termos de SEO.

Ao criar e enviar um sitemap para os buscadores nos beneficiamos de varias maneiras;

  1. Nossas postagens novas são mais rapidamente conhecidas e indexadas pelos buscadores,
  2. Nosso conteúdo tem um dos fatores de identificação de autoria original pelos buscadores ( dificultando que eventuais cópias das nossas postagens se posicionem melhor nas buscas que os artigos das quais foram copiadas ),
  3. Melhor identificação e posicionamento através de metadados que informam especificidades das nossas postagens como: imagens videos e outros,
  4. Auxilia os buscadores a identificarem o conteúdo duplicado e seu conteúdo original,
  5. Permite que os buscadores saibam rapidamente que uma postagem foi alterada e atualizada.

Sitemap

Google XML Sitemap WordPress Plugin – Como configurar o plugin e criar o sitemap 

Apesar de existirem vários plugins que geram sitemaps WordPress o Google XML Sitemap Plugin é o melhor e sem duvida o mais consgrado, com esse plugin geramos um sitemap WordPress segmentado ( veja o o artigo do Domicio Neto falando sobre o assunto ).

Para instalar o  plugin Google XML Sitemap Generator faça download no site do WordPress ou instale o plugin a partir da busca de  plugins no seu WordPress, para isso no painel do seu WordPress vá em “Plugins” depois “Adicionar novo” e faça a pesquisa por “Google Sitemap Generator” e escolha o primeiro resultado,  repare que é o plugin da autora Anne Brachhold.

Instalar Plugins -Sitemap WordPress Generator

Depois de instalado e ativado o plugin vá em “Configurações” e depois em “XML – Sitemap“, no painel que sera aberto logo no topo você verá o seguinte aviso “The sitemap wasn’t generad yet.” ou seja  ”O sitemap ainda não foi gerado.” E logo abaixo o texto repete a informação que o seu sitemap ainda não esta criado e o convida para criar o seu sitemap clicando no link  ( mas não clique ai ainda acompanhe o tutorial inteiro  antes ) que pode ser visto na imagem abaixo.

XML Sitemap WordPress Generator - Criar o sitemap

Depois que o seu sitemap WordPress estiver criado sera exibido no painel do Google XML sitemap Plugin o seguinte aviso; “Result of the last build process, started on ( data e horário )“, que quer dizer que o seu sitemap foi criado na data e horário indicados.

Essa informação se repete no quadro abaixo, que também informa a criação da versão zipada e que o Google e Bing foram notificados.

Esses são na verdade os únicos buscadores relevantes existentes no ocidente pois a maior parte dos demais buscadores funciona na verdade com um desses buscadores, exemplo: o Radar UOL é fornecido na verdade pelo Google e o Yahoo atualmente pelo Bing .

XML Sitemap Generator WordPress - sitemap WordPress criado

 Agora em “Basic Options” veremos as configurações padrões para o plugin em “Sitemap files“deixe habilitadas as duas opções para criar o seu sitemap padrão e sua versão compactada. Em seguida em “Update notification” deixe as três opções habilitadas para que o Google e Bing sejam notificados do seu sitemap e seja também inserido no seu arquivo Robot TXT.

As duas opções seguintes que devem ficar habilitadas como a imagem mostra, sevem para que o seu sitemap seja feito em background.

XML Sitemap Generator  WordPress - Configurações

No próximo quadro “Additional pages”  você pode incluir páginas adicionais como por exemplo um subdominio, e para adicional essa página basta clicar em “Add new page“.

Em seguida no quadro “Post Priority” é definida a prioridade de indexação ( na verdade de reindexação ) das postagens pelo numero de comentários de cada postagem. Essa opção fica estabelecida com o “Comment Count” habilitado.

Os comentários dos nossos blogs também são indexados e quando são relevantes acrescentam conteúdo que possibilitam que recebamos visitas dos buscadores a partir de buscas relacionadas a palavras-chaves/’keywords” contidas nesses comentários.

XML Sitemap Generator WordPress - Configurações - Post Priority

Agora em “Location of your sitemap file” deixe configurada a opção padrão “Automatic detection” que fara com que com que o seu sitemap tenha o nome de sitemap.xml e possa ser acessado em: http://seusite.com/sitemap.xml.

No quadro “Sitemap Content“,  é definido que tipos de páginas que o seu sitemap contém.

Deixe desabilitada a opção “Include following pages of multipages posts ( Increases build time and memory usage! )”  e habilite todas as demais opções.

Algumas pessoas não gostam de deixar habilitadas algumas opções, como categorias  ( categories ), arquivos ( archives ) e tags com o argumento de evitar conteúdo duplicado.

Mas observe que esse conteúdo já existe no seu blog e inclui-lo no seu sitemap possibilita aos buscadores priorizar com mais exatidão esse conteúdo.

Não se esqueça que uma das funções do sitemap é justamente ajudar os buscadores a identificar o conteúdo duplicado.

XML Sitemap Generator WordPress - Configurações - Sitemap Content

Em “Excluided itens” você pode excluir uma determinada categoria em “Excluded categories”  ou uma determinada postagem em “Exclude posts”.

Para excluir uma categoria, basta deixar habilitada a categoria que queira excluir, fique atento para não deixar habilitada nenhuma categoria por engano.

E para excluir uma ou mais postagem inclua a url das postagens que deseja excluir no campo “Exclude posts”, separando cada url por virgula.

Normalmente podemos querer excluir uma postagem que não queremos que seja indexada.

XML Sitemap Generator WordPress Configurações - Change frequencies

No quadro “Change frequencies” ou “Frequência de alterações“; deixe configurado conforme aparece na imagem acima.

Repare que a própria autora do plugin adverte que essas opções são mais indicações do que comandos, sendo que as vezes os buscadores podem rastrear uma página com maior ou menor frequência que o indicado nesse quadro.

No ultimo quadro “Priorities” é definida a prioridade de rastreamento das páginas do seu blog e aqui convém não fazer nenhuma alteração nessas prioridades.

Logo abaixo desse quadro clique em “Update options” para salvar as configurações.

XML Sitemap Generator WordPress - Configurações - Priorities

Depois de salvar as configurações do plugin Google Sitemap Generator no seu blog, volte ao primeiro quadro de configurações e clique em  ”Click here”  ( confira a imagem no inicio desse tutorial ) para criar o sitemap do seu WordPress.

Gostou dessa postagem? Tem alguma duvida ou opinião diferente? Deixe seu comentário e aproveite para dar um Google + nessa postagem, o autor ( eu mesmo ) agradece. Um abraço.

{ 31 comments… read them below or add one }

1 Jader

Como faço para incluir uma linha no meu sitemaps usando esse plugin? tem jeito ou me falem uma outra forma de fazer isso por favor
obrigado

Responder

2 Rafael

Muito obrigado por esta dica. Com certeza vai ajudar muito todos que querem melhorar seu site e trabalho com SEO

Responder

3 Leandro Bertellotti

Olá amigo, ótimo artigo, mas tenho um problema, quando clico no link do meu sitemap da o seguinte erro:

Erro no carregamento da folha de estilos: Ocorreu um erro não previsto (805303f4)http://baixatorrents.net/wp-content/plugins/google-sitemap-generator/sitemap.xsl
———————————–
Tu sabe o que pode ser ?? quando eu tiro o www da frente do link ele funciona normalmente, teria como eu tirar esse wwww da url do sitemap ?? Abraços…

Responder

4 jefferson paulino

Cara este artigo seu ficou nota 10, bom de mais.

Um abraço.

Responder

5 Andr

É necessário usar algum plugin para o meta tags?

Responder

6 Alan Williams

Cara eu estou com o seguinte problema vc poderia me ajudar

Se você modificar o arquivo robots.txt do seu site para impedir que o rastreador do Google AdSense indexe suas páginas, os anúncios do Google não serão veiculados nas páginas em questão.

Para atualizar o arquivo robots.txt com a finalidade de conceder ao nosso rastreador acesso a suas páginas, remova estas duas linhas de texto do arquivo robots.txt:

User-agent: Mediapartners-Google
Disallow: /

Com essa alteração, nosso rastreador poderá indexar o conteúdo do site e fornecer os anúncios do Google para esse conteúdo. Qualquer alteração que você fizer no arquivo robots.txt só será refletida em nosso índice quando nossos rastreadores tentarem acessar o site novamente.

nao encontro esse robot
nao encontro a raiz se poder me ajudar
vlw tenha uma boa noite abraços

Responder

7 José Guimarães (Ganhar Dinheiro Legal)

Legal, Mauricio!

Configurei os sitemaps de todos os meus blogs por aqui.

Espero que os resultados sejam mais promissores a todos.

Publicarei um tutorial sobre o assunto mais tarde.

Muito obrigado pelas dicas.

Responder

8 Edson Almeida

Olá Mauricio,
Estive me batendo para indexar meu sitemap até encontrar esse post…muito obrigado o plugin é bom mesmo cofigurei e tá legal agora. Parabens pelo exelente artigo direto ao ponto e bem facil até mesmo pra mim que sou apenas um iniciante. Valeu mesmo!
Abraços

Responder

9 Shirley

Edson, faço das suas palavras as minhas! Também sou iniciante! O post me ajudou demais! Muito obrigada Maurício pela ajuda! Você é 10! =D
Só uma dúvida: depois de configurar o plugin, seguindo todos esses passos, não preciso mais fazer nada? Só correr pro abraço?rs Obrigada mais uma vez!

Responder

10 Erick

Olá Mauricio!

Cara, muito obrigado por ter parado e ter escrito esse artigo. É realmente muito bom, muito objetivo e esclarecedor. Muito obrigado!

Estou com uma dúvida:

Existe um tempo determinado para que a indexação aconteça?

A colocação que meu artigo ou site aparecerá na busca orgânica sofre quais variáveis e quais dela estão atreladas ao sitemap?

Responder

11 Marcos

olá

A minha duvida é se ele não faz o mesmo trabalho do webmaster tools do google, eu ainda não tinha utilizado pois achei que faziam a mesma coisa.

um abraço

Responder

12 Mauricio Fabijam

Olá Marcos…

Não ele não faz o mesmo que o GWT; na verdade o Google Webmasters Tools tem um campo apropriado para informar o sitemap. E o plugin ao criar o sitemap permite que qualquer buscador reconheça a existência dele e assim identifique os conteúdos do seu site.
O sitemap é na verdade a maneira mais efetiva de colocar um site no Google e demais buscadores.
Espero ter esclarecido.

Obrigado pelo comentário e um abraço.

Responder

13 Marcos

Esclareceu Mauricio

muito obrigado

Responder

14 iran

Ótimo passo amigo valeu pelo tutorial de configuração do plugin, esse plugin não pode faltar em uma instalação do Wordpress.

Responder

15 Marcelo

Obrigado cara, tantas opções as vezes é dificil saber se devo ou não, fiz conforme tu falou e ums dias depois tive mais visitas, ótima dica pra SEO também, muito obrigado !!

Responder

16 Alexandro

Olá Mauricio !!!

Parabéns pela iniciativa e por compartilhar conhecimento.
Eu realmente fui muito ajudado por seu Post.
Atenciosamente: Alexandro Oliveira

Responder

17 Cristina Araújo

Olá querido amigo, passando para agradecer e retribuir, acho vc muito inteligente, pois escrever sobre estas coisas, quase não entendo, mas não posso deixar de retribuir pois vc tem me ajudado muito, forte abraço e sucesso.

Responder

18 Antonoly

Oi amigo, obrigado por me seguir no Google friends, tentei te seguir mais não achei no seu blog, mas estou te seguindo no Google+.
Um abraço!

Responder

19 Thiago Ayres

Olá Mauricio
Parabéns pela tutorial, uso o “XML Sitemap Generator” há muito tempo mas até hoje não sabia como configurar corretamente.
Obrigado

Responder

20 Marina

Olá Mauricio,
Gostei muito do seu post, mas precipitei-me e criei o sitemap antes da configuração. Depois fiz o update. Acha que há problema?
Grata pelo esclarecimento.

Responder

21 Mauricio Fabijam

Olá Marina…

Não tem nenhum problema não, isso é até relativamente comum acontecer.
Obrigado pelo comentário.

Um abraço

Responder

22 Tatiana Santos

Muito bom a forma que você explica, passo a passo, item por item!

Obrigada!

Responder

23 Mauricio Fabijam

Olá Tatiana…

Que bom que gostou, a ideia é justamente essa fazer um passo-a-passo bem fácil de entender.

Obrigado pelo comentário
Um abraço

Responder

24 junior

pelo menos fica mais facil aprendera fazer o plugin Google XMl Sitemap Generator muito legal mesmo queria saber mais desse aplicativo ok? ha parabens pelo seu blog to querendo divulgar meus blogs com eu faço?
me visite mais vezes vc é sempre bem vindo não esquece de postar seus comentarios por la ok?

acessa aí

http://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com

grato

junior

Responder

25 Joel

Olá Mauricio, preciso sempre reenviar o sitemap para o google ou a partir da primeira ele já entende que tenho esse arquivo e verifica de vez em quando para saber se tenho algo novo?

Abraços

Joel

Responder

26 Mauricio Fabijam

Olá Joel o reenvio acontece sempre automaticamente. Você também pode acompanhar o status do seu blog através do Ferramentas para Webmasters Google; confira nessa postagem:
http://www.divulgarsites.org/ferramentas-webmasters-google/

Obrigado pelo comentário.
Um abraço

Responder

27 joel

Ok Maurício, obrigado pela resposta.
Abraços
Joel

Responder

28 Nilza

Muito obrigada!! Excelente, fiz a configuração !
Agora é só aguardar…
Abraços.

Responder

29 Ariadne

Sou blogueira e o foco de meu blog é experimentar produtos e serviços gratuitos com a finalidade de mostrra que é possível ter uma vida divertida sem gastar com isto. Eu experimento os produtos e depois posto detalhes sobre a experiência. Dê uma olhadinha, acho que vai gostar. Abraço Ariadne Zippin
amostramostra.blogspot.com

Responder

30 elvis

Olá Mauricio já ouvi falar neste plugin más até agora não tenho ele em meu blog ainda, más já vou providenciar, pelo visto muitos blogueiros usam este plugin em seus blogs, realmente fazer o uso de plugins e principalmente plugins para otimizar nossos blogs é de fundamental importancia para o crescimento de nossos blogs. Mauricio parabens pelo artigo e lhe convido a sempre participar em meu blog http://www.elvisbarbosa.com/ fazendo comentarios, pois sua presença e comentario será importante pros meus artigos.

Um forte abraço e sucesso meu amigo !
Att: Elvis

Responder

31 Alessandro Luiz Ramos

Ola Mauricio, Já uso o xml sitemap a algum tempo. Mas tinha algumas opções que não tinha marcado. e este artigo esclareceu minhas dúvidas. Obrigado.
Abraços!!!

Responder

Leave a Comment

Previous post: