Causas e sintomas da diabetes – O que pode causar a diabetes?

O diabetes melitus é uma doença silenciosa, que afeta milhões de brasileiros todos os anos e pode matar ou trazer graves complicações se não for tratada adequadamente.

Aliás é a ausência de sintomas em sua fase inicial que torna essa doença tão perigosa, pois muitas vezes os sinais de diabetes são confundidos com outras enfermidades ou mesmo cansaço.

Por isso, é importante saber o que é diabetes, causas e sintomas da diabetes, seus diferentes tipos e como lidar com a doença. Para ajudar você a adquirir esse conhecimento, preparamos um texto com tudo sobre diabetes. Confira.

O que é diabetes

O diabete mellitus é uma doença que afeta diversos órgãos, e é caracterizada pelo excesso de açúcar no organismo. A glicose, quando elevada, afeta principalmente o pâncreas, responsável por produzir a insulina.

O descontrole de açúcar pode levar o corpo a um colapso, comprometendo a circulação sanguínea, reduzindo o tamanho dos vasos, veias e artérias e provocando inclusive derrames, ataques cardíacos, além de cegueira e amputação de membros.

Pré-diabetes

Quando uma pessoa é diagnosticada com quadro de pré-diabetes é preciso acompanhar a evolução com muito cuidado. Isso porque esse é o estágio que antecede o surgimento do diabetes propriamente dito.

Nessa fase, o corpo dá indícios de que não está conseguindo equilibrar os níveis de glicose. Se não tratado, o quadro pode evoluir para o diabetes do tipo 2.

Para reverter o quadro de pré-diabetes é importante que a pessoa mude sua alimentação, faça uma atividade física e controle seu estado emocional. Afinal, as emoções podem interferir na saúde.

Diabetes tipo 1 e 2

Dentre os tipos de diabetes, os mais comuns e amplamente divulgados são o diabetes tipo 1 e 2. Com sintomas parecidos, eles diferem na forma como afetam as pessoas.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Ou seja, o próprio corpo da pessoa é o responsável por destruir as células de insulina e impedir o equilíbrio de glicose no corpo.

Já no diabetes mellitus tipo 2, a doença é reflexo de uma vida de excessos, completamente desregrada. Isso porque a alimentação costuma ser a grande vilã para o surgimento dessa doença.

Alimentos ricos em gorduras, com muito açúcar e mesmo o consumo de bebidas alcoólicas em excesso podem desencadear essa doença.

Sintomas de diabetes gestacional

Nesta fase, os sintomas de diabetes gestacional podem confundir um pouco e ser interpretados como comuns da gravidez. Por isso, é importante ficar atento caso a pessoa sinta muita sede, tenha muita vontade de urinar, sinta muita fome ou fique com a visão turva.

Remédio para diabetes

As pessoas que são diagnosticadas com essa doença podem fazer uso do remédio para diabetes. O medicamento pode ser encontrado em formato de comprimidos ou aplicado via injetável.

Outro medicamento que vem sendo estudado é a vacina contra diabetes. Infelizmente, o produto ainda está em pesquisa, não existindo ainda um remédio para diabetes que reverta facilmente o problema.

Contudo, existe o chá para diabetes, uma infusão natural à base de ervas e que pode ajudar a controlar a glicose e manter a doença equilibrada, evitando que a pessoa tenha de aplicar altas doses de insulina.