Vistorias

PPCI: todos os cuidados que você deve ter

Post

É bem fácil compreender o que é PPCI: trata-se de um planejamento feito pelas empresas para evitar que as suas instalações sofram incêndios. Além disso, é esse planejamento que também determina as atitudes que a empresa terá no caso de ocorrer um incêndio.

O PPCI significado é “Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios” e, sem este documento aprovado pelo Corpo de Bombeiros, a empresa não pode receber a licença de funcionamento da Prefeitura. Isso porque a Prefeitura de qualquer município pede a Anotação de Responsabilidade Técnica ou ART, que faz parte do PPCI.

 

Como elaborar PPCI

 

Apenas um profissional qualificado na área de Segurança do Trabalho sabe como fazer PPCI, já que a estrutura desse plano e as informações que ele deve conter são bastante específicas. Inclusive, o Corpo de Bombeiros só valida o PPCI se um profissional devidamente reconhecido for responsável por ele.

O projeto PPCI, para começar, deve ser adequado às possíveis classes de incêndios mais propícias de acontecer naquela empresa. Isso estará relacionado, claro, ao tipo de instalação e de materiais que se encontram no local.

Existem cinco classes de incêndios: A,B,C,D e K. Esta última diz respeito a lugares onde se encontrem praças de alimentação, óleo de cozinha, etc. Sendo assim, é claro que um shopping precisará de um PPCI que englobe o incêndio classe K.

Não há problema no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios abranger mais de uma classe; o problema reside no fato de uma delas, apesar de ser possível de acontecer, não estar mencionada. Retornando ao exemplo do shopping, o seu PPCI deverá conter medidas e equipamentos específicos para a prevenção e combate desse tipo de incêndio.

O técnico em Segurança do Trabalho é autorizado a fazer o PPCI apenas se ele estiver registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Também se pode recorrer a profissionais que possam elaborar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que sejam reconhecidas pelo Conselho Geral de Engenharia e Agronomia.

 

PPCI bombeiros: o que acontece se a empresa não tem?

A empresa que não tem o projeto bombeiros PPCI pode ficar em uma situação bem complicada, em especial se ocorrer um incêndio. Mesmo que ele não aconteça, a fiscalização aplica multa, sem contar que o local pode até ser interditado.

No caso de acontecer uma tragédia, os responsáveis pela empresa sem PPCI são processados, inclusive criminalmente. É por isso que se deve sempre ficar de olho nas mangueiras, nos possíveis sprinklers, nos hidrantes e em todos os outros equipamentos contra incêndio.

 

AVCB Corpo de Bombeiros é o mesmo que PPCI?

 

Não: os dois são fornecidos à empresa pelo Corpo de Bombeiros, mas um documento não exclui a necessidade do outro. Primeiro, é necessário elaborar o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e, com ele aprovado, requisitar a este o Auto de Vistoria ou AVCB.

Para o AVCB, a empresa vai precisar elaborar um projeto técnico, devendo contratar o auxílio de um profissional com as mesmas qualificações citadas neste artigo.

 Leia mais artigos acessando nosso blog